0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link

O Rugbi e a Medicina Esportiva
O Rugbi e a Medicina Esportiva

O Rugbi um esporte que nos últimos anos tem aumentado sua pratica no Brasil. Diferente do futebol americano, além de diferenças técnicas os atletas jogam sem as características proteções do futebol americano como capacetes, ombreiras e joelheiras.

É um esporte que exige muito do corpo por fazer movimentos rotacionais e traumas diretos. Em um estudo Brasileiro de 2008 sobre as lesões na prática do Rugbi houve predomínio das lesões nos membros inferiores com 35% sendo 13 % nos tornozelos e 11% nos joelhos. O tronco e membros superiores ficaram 24% das lesões. Alem disto as lesões musculares são muito frequentes . A prevenção destas lesões deve ser cuidadosamente vista pela equipe médica , preparadores físicos e fisioterapeutas.

lesão afeta o joelho Quando a lesão afeta o joelho em geral são movimentos torsionais e rotacionais ,levando a lesão principalmente do ligamento cruzado anterior do joelho. O atletas tem que ser submetidos a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior com especialista em joelho e levará ao redor de 6 meses para voltar a jogar. Outra lesão freqüente é a lesão do ligamento cruzado posterior e o medico de esporte tem que ficar atento. A lesão ocorre com um trauma direto e de frente do um jogador no outro caindo sobre a perna (tibia) do adversário. A perna é empurrada para trás rompendo o ligamento cruzado posteiror, sendo um dos esportes que mais lesam este ligamento.