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Lesões no joelho atingem corredores de final de semana

Uma rotina estressante e ausência de tempo livre para a prática regular de esportes fazem com que muitos brasileiros acabem optando pelo Cooper nos fins de semana. Pelo Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, por exemplo, circulam cerca de 190 mil pessoas aos sábados e domingos. Apesar disso, muitos desconhecem que é necessária uma série de cuidados para garantir sua própria saúde e fazer do hobby uma atividade sempre agradável.
As lesões mais comuns acontecem no joelho, maior articulação do corpo humano e segunda
área mais afetada pela prática de esportes (perde apenas para o tornozelo). São 4 ossos
(fêmur, tíbia, rótula e cabeça da fíbula) e tendões, músculos, ligamentos e meniscos que, se
não merecerem a atenção adequada, podem ocasionar problemas como a tendinite.
“O overuse (ou super uso) leva à sobrecarga dessas estruturas, causando o surgimento de
inflamações e, por conseqüência, dores e inchaços”, explica o médico ortopedista Ari
Zekcer, especialista em medicina esportiva e cirurgião de joelho.
Sendo assim, algumas precauções devem ser tomadas de forma a fugir das bolsas de gelo e
evitar problemas no futuro. O Dr. Zekcer dá as dicas para quem está começando:
• Para os treinos, procure sempre orientação de um profissional capacitado, que saiba
dosar a duração e a freqüência das corridas;
• Opte por um modelo de tênis que seja adequado às suas necessidades. Os mais
indicados são os que apresentam parte anterior longe, com amortecedor e com
contrafortes laterais;
• Tome cuidado com o piso, procurando variar entre tipos diferentes. Evite aqueles
muito rígidos e/ou irregulares;
• Pratique o aquecimento e o alongamento antes e depois das corridas;
• No caso do surgimento de alguma lesão, reduza a carga de treinos e procure
orientação médica. Existem formas alternativas de treinamento para que não se perca
o condicionamento cardio-respiratório.
Mais informações para a imprensa:
Idea Comunicação Criativa
Daniel Damas
William Parron
Tel. (11) 3071-3494 / 3073-1625

 

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