0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link
Tendinite patelar é a inflamação do tendão

Tendinite patelar

A tendinite patelar é a inflamação do tendão que sai da patela e vai para tíbia. Ela é uma das principais causas de afastamento de corredores e atletas de esportes com salto como voley e basquete por dor no joelho. A dor se inicia na região do polo inferior da patela no inicio dos treinos , passando a dor durante e depois dos treinos até chegar a dor nas atividades diárias como subir e descer escadas, dirigir etc..

inflamação do tendão

Inflamação do tendão

As causas são variadas, mas em geral o overtraining ou excesso de treinamento é a principal causa. Atletas que excedem a capacidade elástica e regenaração do tendão por movimentos repetitidos e com carga, sobrecarregam o tendão principalmente na transição entre a inserção do tendão no osso da patela, provocando inflamação e dor. O  encurtamento muscular  principalmente do músculo posterior da coxa (bíceps femoral) levam ao aumento de pressão na região e é uma das principais causas.

O diagnóstico é feito com exame clínico de um especialista em joelho, e se necessário pode ser feita uma ressonância magnética. As inflamações iniciais mostram inflamação local, mas as crônicas muitas vezes mostram até pequenas rupturas do tendão podendo chegar ao extremos de ruptura total do tendão.

mostrando a tendinite patelar

Imagem com seta azul mostrando a tendinite patelar

Tendinite patelar - Tira sub patelar

Tira sub patelar

O tratamento vai depender do grau de inflamação e do tempo de dor, podendo variar de mudança temporária de esportes, fisioterapia, medicamento antiinflamatórios, correção do balanço muscular, uso de tiras patelar , em alguns casos a terapia com ondas de choque. Nos casos extremos sem melhora do tratamento clínico deve ser feito o tratamento cirúrgico.

 

Se você tiver dor procure um especialista em joelho!!